AIPOR reúne com ADENE

Ambiente de cordialidade e franca abertura foram nota dominante do encontro

7 de maio, 2010
Decorreu num ambiente de franca cordialidade a primeira reunião com a Direcção da ADENE – Agência para a Energia. A delegação da AIPOR, composta por António Monteiro Pinho, Tiago Maul, José Piteira e Fernando Madeira, fez eco dos problemas que mais preocupam os nossos Associados, assumindo uma atitude de diálogo construtivo e de agente activo na procura de soluções adequadas ao sector.
Os representantes da ADENE, Dr. Alexandre Fernandes, Eng.º Paulo Santos e Eng.º Dinis Rodrigues, bem como a Dra. Margarida Pinto, revelaram-se interlocutores interessados, procurando perceber as razões de insatisfação reveladas pela AIPOR. “A reunião tinha uma agenda que procurámos respeitar, de forma escrupulosa, e isso foi crítico para o que reputo de sucesso desta reunião” salienta António Monteiro Pinho.

Houve oportunidade para clarificar os estatutos da nossa Associação; identificar aqueles que consideramos serem os problemas do sector, com particular destaque para a formação, bem como dar conta da visão da AIPOR relativamente ao caminho a percorrer nesta matéria. No que diz respeito à formação, um factor crítico para o desenvolvimento de competências no sector, a delegação da AIPOR foi mesmo mais longe, salientando a urgência de se repensar o modelo actual, onde coexiste uma dualidade de critérios que onera as empresas.

Sensível aos argumentos apresentados pela AIPOR, a ADENE mostrou-se também disponível, e até expectante, para acolher os contributos que a nossa Associação possa dar no sentido de um enquadramento legislativo e regulamentar ajustado às novas formas de energia (micro-eólica, solar térmica e fotovoltaica, geotérmica, etc.). Mais ainda, entendeu a ADENE que a AIPOR pode e deve assumir uma atitude mais interventiva, não colocando nenhum tipo de limite, apelando aos contributos activos direccionados aos vários Grupos de Trabalho.

Mais e melhor comunicação entre as partes, traduz-se, desde já, na cedência de modelos de diagnóstico sobre solução térmica adequada aos edifícios e qualidade do ar nos edifícios que ficarão disponíveis no site da AIPOR para todos quantos deles queiram tirar partido.