Apresentação Pública da AIPOR no dia 12 de Fevereiro

Associação já conta com 100 empresas associadas

8 de fevereiro, 2009
A Associação dos Instaladores de Portugal (Aipor) vai ser apresentada publicamente no próximo dia 12 de Fevereiro de 2009, no histórico Ateneu Comercial do Porto.
Uma ocasião que será aproveitada para chamar a atenção e reclamar o reconhecimento devido para este subsector da construção civil que emprega mais de 78 mil pessoas e que gera um volume de negócios de aproximadamente quatro mil milhões de euros.

Os dirigentes da nova associação, com sede no Porto, prometem dar uma nova visibilidade ao sector – que conta com mais de 23 mil empresas – e demonstrar ao poder político as vantagens para a economia de um diálogo mais profundo com os instaladores de Portugal.

Apesar do pouco reconhecimento público e político, este subsector da construção civil lidera há já alguns anos a aposta nas tecnologias de ponta e todo o seu trabalho está sujeito a grandes exigências técnicas, tecnológicas e científicas, com claras mais-valias para a produtividade e competitividade do País.A Aipor entende, por isso, ser da mais elementar justiça a criação de uma lei-quadro que regulamente toda a actividade do sector da construção civil, no sentido de o tornar mais equilibrado. Reclama ainda a simplificação, transparência e rapidez de procedimentos e uma  maior responsabilidade de todos agentes públicos e privados envolvidos no processo, assim como uma mais eficiente gestão dos dinheiros  públicos com vista a criar um melhor ambiente para a vida das empresas.

A associação alerta igualmente para a nova lei que determina a inversão do sujeito passivo, que lesa profundamente as empresas instaladoras,para as inaceitáveis distorções e elevados custos existentes a nível das Garantias Bancárias que estas empresas são  obrigadas a apresentar e para o novo Código dos Contratos Públicos, que agrava as já deficitárias condições de igualdade entre os subempreiteiros e os empreiteiros gerais em contratos de obras públicas.

Numa altura em que o País enfrenta uma grave crise económica, a Aipor entende que chegou a altura do Governo levantar os obstáculos à actividade no sector e apoiar as empresas de forma mais directa e objectiva, ajudando a preservar milhares de postos de trabalho.

Com a força dada pela representação de um já elevado números de instaladores, a Aipor quer estar, a partir de agora, nos processos de decisão que envolvam o sector e dialogar com os poderes político e técnico no sentido de criar um maior equilíbrio e justiça e eliminar  obrigações exorbitantes e lacunas legislativas fáceis de colmatar.

A Associação dos Instaladores de Portugal tem por objectivos a defesa e a promoção dos interesses dos industriais do subsector de construção, genericamente designado por Instalações Técnicas Especiais (electrotecnia, mecânica e electromecânica).

A sessão de apresentação pública da Aipor decorrerá, a partir das 11h00, no Ateneu Comercial do Porto e contará com a presença, entre  outros, do presidente da Direcção, Firmino Couto, e do presidente do Conselho Geral, Monteiro Pinho.

Para mais informações ou declarações dos membros da Aipor contactar:
Paulo Carvalho 91 268 59 54