Custos de construção nova baixaram 2,8 por cento

15 de outubro, 2009
O índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, registou em Agosto uma descida homóloga de 2,8 %, aumentando, no entanto, 0,6 pontos percentuais relativamente à variação verificada em Julho, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

Este comportamento reflectiu a evolução da componente Materiais que registou uma variação homóloga de -9,0% (-10,3 % em Julho). A outra componente (Mão-de-Obra) manteve em Agosto a taxa observada no mês anterior: 2,9%. Por tipo de construção, as taxas de variação homóloga dos índices relativos a Apartamentos e a Moradias foram de -3,1 % e de -2,5 %, aumentando 0,7 e 0,4 pontos percentuais., respectivamente, em relação às taxas observadas no mês anterior.

Já o Índice de Preços de Manutenção e Reparação Regular da Habitação, no Continente, subiu no mês de Agosto 1,7%. As variações das componentes Produtos (2,2%) e Serviços (1,5%) mantiveram-se ao mesmo nível do mês anterior. A variação média dos últimos doze meses (2,6%) manteve a tendência decrescente iniciada em Fevereiro de 2009, explica o INE.