Associação dos Instaladores pela primeira vez na maior feira portuguesa da construção

Representa um subsector que factura 4 mil milhões por ano

22 de outubro, 2009
A Associação dos Instaladores de Portugal (AIPOR) estreia-se este ano na Concreta, a maior feira portuguesa da indústria da construção civil e obras públicas, para divulgar as suas actividades e contactar directamente com os operadores do subsector das instalações técnicas especiais.
Criada há cerca de um ano, a AIPOR encara a sua participação naquele que é considerado o certame mais importante da fileira da construção que se realiza em Portugal como “mais um passo” na sua estratégia de projecção pública e na “afirmação da especificidade e importância da actividade” das empresas que respondem pelas instalações de electrotecnia, de mecânica e de electromecânica, assinala António Monteiro Pinho, presidente do Conselho Geral.

Neste contexto, a presença na feira, que decorre até sábado, dia 24, tem em vista o diálogo com outras associações do sector da construção, a interacção com potenciais associados e a divulgação do trabalho desenvolvido nos últimos meses em prol das mais de 20 mil empresas instaladoras (de pequena e média dimensão, na sua esmagadora maioria) que operam em Portugal. Segundo os dados oficiais mais recentes, estas empresas apresentam um volume de negócios agregado superior a 4 mil milhões de euros e dão emprego a mais de 78 mil pessoas.

Com um stand de cariz informativo, vocacionado para acolher os profissionais de uma “indústria pluridisciplinar ao serviço da construção”, a AIPOR pretende contactar com o universo dos instaladores portugueses, sensibilizando-os para a “importância do associativismo neste tempo de dificuldades para todo um sector por natureza estratégico” e para a necessidade de “responderem com as mesmas exigências técnicas e de qualificação de recursos, para dignificação e valorização da actividade” dos instaladores.

“Não podemos esquecer-nos de que somos um elo numa cadeia, mas um elo cuja vocação é incorporar tecnologia”, assinala António Monteiro Pinho. Para este dirigente, “é importante que a Associação possa dar a conhecer a sua vocação e os valores que defende e promove num certame com as características da Concreta, onde são esperados mais de 50 mil visitantes, na sua grande maioria profissionais que são nossos parceiros ou agentes económicos que são ou podem vir a ser filiados da AIPOR”.

Na Concreta – 24.ª Feira Internacional de Construção Civil e Obras Públicas, que ocupa toda a capacidade do parque de feiras da Exponor, em Leça da Palmeira, Matosinhos, a AIPOR está no Stand 63 do Pavilhão 2, no Corredor D