Balanço positivo da primeira participação na CONCRETA

AIPOR reforça afirmação pública

3 de novembro, 2009
A Associação dos Instaladores de Portugal aproveitou o grande palco da CONCRETA para cimentar a sua afirmação pública, promover as suas actividades e iniciativas e contactar directamente com os profissionais do sector, com especial destaque para os instaladores.
Presente pela primeira vez neste certame de reconhecida importância, a AIPOR desenvolveu um trabalho de grande divulgação/informação das especificidades do sector e os vários membros dos órgãos sociais e associados que estiveram presentes na Exponor ao longo dos cinco dias em que decorreu a Feira Internacional de Materiais de Construção e Obras Pública tiveram um contributo decisivo no esclarecimento e aproximação à associação dos muitos instaladores que passaram no Stand 63 do Pavilhão 2, Corredor D.

O primeiro balaço da participação na CONCRETA não pode deixar de ser considerado muito positivo. Garantida ficou a divulgação da vocação e valores da AIPOR e com isso a certeza de que muitos mais instaladores vão olhar para a associação como uma mais-valia para a dignificação e valorização da actividade e para a afirmação das Instalações Técnicas Especiais como um elo essencial e indispensável do Sector da Construção.

O Presidente do Conselho Geral da AIPOR destaca a diversidade e o esforço da organização da CONCRETA para ter presente as associações representativas dos vários segmentos do Sector, assim como a realização do Seminário «Regras da Contratação Pública nas Empreitadas de Obras Públicas». António Monteiro Pinho lamenta, contudo, a não realização de um debate abrangente sobre os problemas actuais do sector da Construção e as medidas a tomar pelos três poderes envolvidos: Político, Técnico e Associativo.

Quanto ao balanço interno, Monteiro Pinho considera que a mensagem contida no Stand da AIPOR foi transmitida e aponta como muito positivo a grande atracção dos visitantes em relação à literatura distribuída pela Associação.

“Foi especialmente demonstrativo da sensibilidade dos Órgãos Sociais da AIPOR a presença no evento, realizado no Porto, das Delegações Regionais de Lisboa/Vale do Tejo e do Centro”, conclui.

Os concursos genéricos por especialidades, a coordenação e fiscalização técnica realizada por gabinetes com as valências adequadas, a coordenação operacional pelo adjudicatário da empreitada de Construção Civil, a limitação da exigência do número de técnicos especializados e credenciados, a restrição na concessão de alvarás às empresas executantes, a segurança contratual e o equilíbrio na prestação de garantias foi o «Modelo» apresentado pela Associação na CONCRETA 2009 e que teve uma grande aceitação e apoio por parte dos visitantes do stand. Ao reconheceram estes pontos como fundamentais para o futuro deste sector, os instaladores «legitimaram» ainda mais o caminho traçado pela AIPOR na defesa dos interesses dos seus associados e das Instalações Técnicas Especiais.