Há um novo projeto em torno do Urbanismo

Crise da habitação em pano de fundo

16 de maio, 2024
Há um novo projeto em torno do Urbanismo
A Universidade Portucalense (UPT) lança um novo projeto de investigação em urbanismo, que será apresentado na conferência «Sustentabilidade além dos Centros Urbanos» com o intuito de estabelecer condições para um turismo mais sustentável em áreas partilhadas na cidade, indo para além dos centros históricos, alinhadas com o contexto urbano imposto pela atual crise na habitação.
A conferência, inserida no ciclo 'Mais do que Casas', decorre esta sexta-feira, dia 17 de maio, às 11 horas, no auditório 201 da UPT, no Porto, contando com a participação de Catarina Santos Cunha, vereadora da Câmara Municipal do Porto, Carlos Brazão, promotor do Magellan 500 (novo aeroporto), e Sérgio Portela, da César Portela Architects.

Um dos objetivos principais deste projeto do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da UPT é mapear novos lugares com potencial para o desenvolvimento turístico, tendo em consideração a mobilidade e o rico património cultural das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Além disso, pretende-se estabelecer condições que permitam um turismo mais equilibrado e sustentável, que vá para além dos tradicionais centros históricos.

Neste sentido, o projeto quer também desafiar a governação territorial das áreas metropolitanas a promover ações complementares que considerem a diversidade urbana e regional.  

«Uma vez que o problema residencial tem uma evidente dimensão urbana e territorial, o projeto visa não só enfrentar os desafios da habitação, mas também contribuir para uma maior descentralização da atratividade urbana, alinhada com os esforços da CM do Porto no mesmo sentido. Esperamos que o envolvimento da sociedade civil e das entidades municipais contribua ativamente para o cumprimento destes objetivos e a aplicação de soluções eficazes, face aos atuais desafios dos grandes centros urbanos», destaca Rui Florentino, docente do Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia, da UPT.