Gigantes da Engenharia: megaprojetos em debate

Evento decorre nos dias 3 e 4 de junho, em Lisboa

23 de maio, 2024
Gigantes da Engenharia: megaprojetos em debate
A Ordem dos Engenheiros - Região Sul (OERS), promove a conferência e formação complementar ‘Megaprojetos - Liderança e Governance’, nos próximos dias 3 e 4 de junho, no auditório da OERS, em Lisboa.
Esta conferência, conduzida pelo Professor Nuno Gil da Universidade de Manchester, tem como objetivo debater e aprofundar a gestão de megaprojetos de infraestruturas como aeroportos, ferrovias ou centrais elétricas - e como liderar os mesmos por forma a garantir a sua legitimidade ao longo de todo o ciclo de vida.

O evento contará com um painel de ilustres convidados do Reino Unido e de Portugal, com décadas de experiência no planeamento e execução de megaprojetos, nomeadamente Rita Moura, Vice-Presidente da OERS e Diretora de Inovação na Teixeira Duarte, Miguel Cruz, Presidente da Infraestruturas de Portugal, Miguel Mateus, Vogal do Conselho de Administração da ANA Aeroportos de Portugal e José Moreira da Silva, Sócio SRS Legal.

Rita Moura, Vice-Presidente da Ordem dos Engenhei OERS  - Região Sul, refere  que, «num contexto que se antevê de grandes projetos de infraestruturas em Portugal, com tão aguardada decisão sobre a localização do novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete, a Terceira Travessia do Tejo, as Linhas de Alta Velocidade, bem como investimentos em obras portuárias e na expansão das redes elétricas para suportar o crescimento das renováveis, é crucial uma abordagem inovadora para a concretização de grandes projetos».

Acrescenta ainda que «os megaprojetos são instrumentos de criação de valor para a sociedade, a forma como estes projetos são geridos atualmente, de um modo meramente técnico-financeiro, não permite maximizar o valor destes projetos para a sociedade e com um melhor desempenho do ponto de vista ambiental. É necessária uma mudança disruptiva ao nível da Liderança e Governance de Megaprojetos, que se irá discutir com personalidades envolvidas no design operacional de grandes projetos europeus, como sejam o Crossrail, High Speed 2, entre outros», conclui.