Metal Portugal acredita em novo recorde de exportações este ano
As exportações portuguesas de metalurgia e metalomecânica aumentaram 11,5% em abril, para 2.107 milhões de euros
26 de junho, 2024
A indústria metalúrgica e metalomecânica portuguesa acredita que será possível ultrapassar este ano o recorde de 24.017 milhões de euros de exportações atingido em 2023, após ter quase anulado em abril as quebras mensais homólogas que vinha a registar.
«Nos últimos meses vinha a verificar-se uma quebra das exportações face ao período homólogo. Mas também é certo que o primeiro semestre de 2023 tinha sido excecional, o melhor semestre de sempre, portanto os números eram muito desafiantes, e, tendo em conta alguma instabilidade que se tem verificado nos últimos tempos, não foi possível prosseguir a trajetória de crescimento nesses meses», afirmou o vice-presidente executivo da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP) em entrevista à agência Lusa.
Em termos acumulados, o valor total das exportações do setor até abril ficou cerca de 2,6% abaixo do mesmo período de 2023, com a AIMMAP a recordar que, nos primeiros quatro meses do ano passado, foram registados «alguns dos melhores números de sempre nas exportações do Metal Portugal».