Emissões de gases com efeito de estufa da economia da UE

Dados são do Eurostat

20 de agosto, 2025
Emissões de gases com efeito de estufa da economia da UE
Crédito da Foto: Pixabay
As emissões de gases com efeito de estufa da economia da União Europeia (UE) foram estimadas em 900 milhões de toneladas de CO2 equivalente (CO2-eq) no primeiro trimestre de 2025, um aumento de 3,4% em comparação com o mesmo trimestre de 2024 (871 milhões de toneladas de CO2-eq).
Ao mesmo tempo, o produto interno bruto (PIB) da UE aumentou 1,2% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo trimestre de 2024.

Os dois setores económicos responsáveis pelos maiores aumentos em relação ao ano anterior foram o fornecimento de eletricidade, gás, vapor e ar condicionado (+13,6%) e os agregados familiares (+5,6%).

Três setores registaram uma diminuição das suas emissões, nomeadamente a indústria transformadora (-0,2%), os transportes e armazenagem (-2,9%) e a agricultura, silvicultura e pesca (-1,4%).

No primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo trimestre de 2024, estimou-se um aumento das emissões de gases com efeito de estufa em 20 países da UE, enquanto se estimou uma diminuição nos restantes 7 países.

Estima-se que seis países (Bulgária, Chéquia, Chipre, Polónia, Hungria e Grécia) tenham aumentado as suas emissões em mais de 5%.

As maiores reduções de gases com efeito de estufa foram estimadas para Malta (-6,2 %), Finlândia (-4,4 %) e Dinamarca (-4,3 %). Dos 7 países da UE que registaram diminuições nas emissões de gases com efeito de estufa, 3 também registaram um declínio no seu PIB (Estónia, Letónia e Luxemburgo). Estima-se que os outros 4 países da UE (Dinamarca, Finlândia, Malta e Suécia) tenham diminuído as emissões enquanto aumentavam o seu PIB.