Bombas de calor: quem lidera as vendas na Europa?

Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA) emite nota sobre dados na Europa

20 de agosto, 2025
Bombas de calor: quem lidera as vendas na Europa?
Crédito da Foto: Freepik
Em comunicado, a EHPA salienta que «desde 2015, as bombas de calor têm vindo a conquistar cada vez mais quota de mercado dos sistemas de aquecimento tradicionais. E embora 2024 tenha sido um ano difícil para as vendas globais, a tecnologia manteve a sua posição no mercado».
Assim, segundo a associação, as bombas de calor «conquistaram uma quota sólida de 28% do mercado europeu de aquecimento de espaços no ano passado. Isso é apenas alguns pontos abaixo do pico de 31,6% em 2023 e ainda mais de 6 pontos percentuais acima de 2021, quando o número total de bombas de calor vendidas foi semelhante. Em suma, mesmo num mercado em arrefecimento, as bombas de calor continuam em alta».

Em termos de mercados nacionais, a Noruega, a Suécia e a Finlândia continuam a liderar o ranking, com mais de 90% de participação no mercado de aquecimento ambiente para bombas de calor em 2024. A Noruega continua no topo da tabela, com 97%, «mostrando o que é possível quando as políticas, o clima e a procura dos consumidores estão alinhados».

Uma segunda vaga de países - França, Áustria, Suíça e Portugal - também ultrapassou o limiar de 40% das vendas anuais de unidades de aquecimento, depois de ter começado abaixo desse valor há apenas alguns anos. A subida da Suíça é especialmente impressionante, atingindo 76%.

Entretanto, grandes economias como a Alemanha, Itália, Países Baixos e Reino Unido estão num ponto de partida mais baixo. As suas quotas de mercado variam entre 5% e 30%, o que continua a baixar a média europeia, mas também mostra que existe um enorme potencial de crescimento.