Portugal e Coreia do Sul aceleram transição energética global

Os dois países aprofundaram ainda mais as relações energéticas que têm

1 de setembro, 2025
Portugal e Coreia do Sul aceleram transição energética global
Crédito da Foto: Freepik
A ADENE e a Agência de Energia da Coreia (KEA) aprofundaram a 29 de agosto, em Busan (Coreia do Sul), a sua cooperação estratégica, estabelecendo novos compromissos conjuntos à margem do Clean Energy Ministerial (CEM16).
O encontro contou com a participação do presidente da KEA, Sanghoon Lee, e do presidente da ADENE, Nelson Lage, acompanhados das respetivas equipas de cooperação internacional.

Da reunião resultou um reforço claro das relações institucionais entre a ADENE e a KEA, com a decisão de aprofundar a cooperação bilateral através da preparação de novos projetos conjuntos, da participação da KEA no Behave 2025 e da definição do Plano de Ação ADENE–KEA para 2026.

No final do encontro, Nelson Lage sublinhou que esta relação com a KEA «consolida o papel da ADENE como parceira de referência na cooperação internacional, reforçando a ligação entre Portugal e a Coreia do Sul e projetando novas oportunidades conjuntas para acelerar a transição energética».

Desde a assinatura do Memorando de Entendimento (MoU), em 2023, ADENE e KEA têm desenvolvido um programa contínuo de cooperação em áreas como a eficiência energética, energias renováveis, o Nexus água-energia, economia circular e literacia energética. A parceria tem-se traduzido em iniciativas conjuntas em grandes palcos internacionais como a COP28 (Dubai) ou a COP29 (Baku).

O Plano de Ação 2026 servirá para consolidar esta trajetória e definir novos eixos de cooperação para os próximos anos, reforçando a ambição partilhada de acelerar a descarbonização e promover sistemas energéticos mais sustentáveis, resilientes e inclusivos, acrescenta a ADENE, em nota divulgada.