Investimento em Ciência reforçado em mais 50 milhões
Lançado concurso EQUIPAR+
4 de setembro, 2025

Crédito da Foto: Pixabay
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), anunciou o reforço do investimento em Ciência, com a abertura do concurso EQUIPAR+2.
Em comunicado, publicado no portal do Governo, é referido que a iniciativa tem como objetivo financiar equipamento científico às unidades de investigação classificadas como ‘Muito Bom’ e ‘Excelente’ no último ciclo de avaliação.
Este concurso tem uma dotação de 50 milhões de euros, totalmente financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), somando-se aos 110 milhões de euros já atribuídos para reequipamento no âmbito da avaliação de unidades de I&D.
«Desta forma, em 2025, o investimento total anunciado para unidades de I&D ascende a 685 milhões de euros. Este valor é superior em 30% face ao envelope financeiro previsto pelo antigo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) para o período 2025-2029», indica o Executivo.
O novo concurso tem como critérios a classificação obtida por cada unidade na avaliação, a intensidade laboratorial, a partilha de equipamento em redes de infraestruturas do Roteiro Nacional das Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIIE). É ainda tido em conta se a unidade recebeu financiamento para equipamento no âmbito do PRR na avaliação de unidades I&D 2023-2024.
São consideradas elegíveis as despesas realizadas entre 1 de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026, exclusivamente enquadradas nas seguintes rubricas: equipamento, aquisição de bens e serviços e adaptação de edifícios.
Este concurso, anunciado à comunidade científica durante o Encontro Ciência 2025, dá continuidade ao aumento de investimento estrutural em Ciência, geradora de conhecimento e de inovação, aumentando assim o potencial de criação de riqueza do país, que tem sido uma prioridade do MECI.
«Em 2024, o Governo reforçou o orçamento da FCT em 187 milhões de euros, o que permitiu a maior execução financeira de sempre, na ordem dos 833,3 milhões de euros», acrescenta a mesma nota.
Desta forma, diz o Governo, «foram alocadas, no ano passado, ao Sistema Científico e Tecnológico Nacional mais 42,2% de verbas face a 2023. Este valor permitiu à FCT pagar todas as dívidas do ano e de anos anteriores às instituições, e antecipar para 2024 o pagamento de quotas de instituições internacionais devidas em 2025, libertando mais verba para o sistema também este ano».
As candidaturas devem ser submetidas entre os dias 8 e 22 de setembro de 2025.