O Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo reconhece o percurso de antigas alunas e recém-graduadas do Instituto Superior Técnico (IST) pelo seu contributo à ciência, tecnologia e sociedade.
Recorde-se que, desde 2016, o IST reconhece, com o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo, o percurso académico e profissional de alunas e antigas alunas da Escola, evocando o exemplo da Engenheira que lhe dá nome -
alumna do Técnico e primeira mulher a liderar um Governo em Portugal -, cujo contributo marcou a ciência, a política e a sociedade portuguesa.
O prémio tem as seguintes categorias:
Alumna Role-Model: antiga aluna que tenha completado o seu ciclo de estudos no Técnico há mais de 15 anos e que se tenha destacado pelas suas contribuições profissionais e/ou sociais.
Young Alumna: recém-graduada do Técnico com menos de 27 anos, contabilizados a 31 de dezembro de 2024, que se tenha distinguido pela qualidade científica da dissertação de Mestrado e pelo percurso académico.
As nomeações para a categoria
Alumna Role-Model podem ser apresentadas por qualquer membro da comunidade do Técnico, incluindo
alumni, mediante a submissão do
curriculum vitae da candidata, limitado a uma página A4. As nomeações devem ser realizadas através do
formulário disponível para o efeito.
As candidaturas à categoria
Young Alumna devem ser formalizadas diretamente pelas interessadas, através do respetivo
formulário. O prazo para submissão de candidaturas e nomeações termina a 25 de setembro.
Na edição de 2024, foram distinguidas Carla Lewark (categoria Alumna Role-Model) e Eduarda Vaz e Sofia Aparício (categoria Young Alumna).
O prémio conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Regulamento
aqui.