AIEA eleva projeções para o nuclear pelo quinto ano consecutivo
Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) reviu em alta as projeções para o nuclear
17 de setembro, 2025

Crédito da Foto: Pixabay
Pelo quinto ano consecutivo, a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) reviu em alta as suas projeções para a expansão da energia nuclear, à medida que o impulso global continua a crescer por trás desta fonte de energia limpa e segura.
Na projeção mais otimista, citada em comunicado, a AIEA estima que a capacidade operacional nuclear global mais do que duplicará até 2050 - atingindo 2,6 vezes o nível de 2024 -, com os pequenos reatores modulares (SMRs) a desempenharem um papel fundamental nesta expansão.
O diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, anunciou as novas projeções, contidas no relatório anual Estimativas de Energia, Eletricidade e Energia Nuclear para o Período até 2050, na 69ª Conferência Geral da AIEA, em Viena.
No final de 2024, 417 reatores nucleares estavam em operação, com uma capacidade global de 377 gigawatts elétricos [GW(e)]. Na projeção mais otimista, a capacidade de geração de energia nuclear deverá aumentar para 992 GW(e) até 2050. Na projeção mais pessimista, a capacidade aumentará 50%, para 561 GW(e), em comparação com 2024. Os SMRs deverão representar 24% da nova capacidade adicionada na projeção mais otimista e 5% na projeção mais pessimista.
Em 2021, a AIEA reviu em alta as suas projeções anuais pela primeira vez desde o acidente na central nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, em 2011. Desde então, a projeção para o caso mais otimista aumentou 25%, passando de 792 GW(e) em 2021
«As projeções anuais em constante aumento da AIEA sublinham um consenso global crescente: a energia nuclear é indispensável para alcançar energia limpa, fiável e sustentável para todos», afirmou o diretor-geral Grossi.