TFC02: o carro de hidrogénio com a chancela do IST
Núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico (IST) apresentou o TFC02, o seu segundo protótipo movido a hidrogénio
26 de setembro, 2025

Crédito da Foto: IST
O núcleo de estudantes Técnico Fuel Cell (TFC), do IST, apresentou o TFC02, o seu novo protótipo movido a hidrogénio.
O modelo distingue-se do anterior pelo design aerodinâmico, pela utilização de materiais leves e de alta performance e pela aposta na eficiência.
Sob um pano azul ciano, na entrada do Pavilhão Central do campus Alameda, encontrava-se o objeto que justificava a expectativa. A revelação aconteceu a 23 de setembro de 2025, no âmbito do 'Roll out', evento anual em que a equipa revela os resultados do trabalho desenvolvido ao longo da temporada, perante parceiros, docentes, estudantes e outros convidados, explica uma nota do IST, no seu site.
Depois de ter dado a conhecer, em 2024, o TFC01 - o primeiro carro a hidrogénio desenvolvido por estudantes em Portugal - a equipa trouxe este ano «o carro de hidrogénio mais eficiente feito por estudantes portugueses», refere Afonso Cruz, team leader do projeto, citado na nota.
«É o primeiro protótipo a fibra de carbono que fazemos, que o torna mais leve, gastando assim menos energia», explicou.
O modelo integra ainda peças de carroçaria impressas em impressoras 3D no Técnico.
Rogério Colaço, presidente do Técnico, destacou a importância do percurso seguido pela equipa: «o Técnico Fuel Cell é um projeto que mostra o Instituto Superior Técnico no seu sentido mais amplo. É um manifesto do método: construir, simular, prototipar, testar, falhar, aprender, integrar e otimizar». Sublinhou ainda que «o valor está no processo de aprendizagem» e desafiou os estudantes a «documentar o trabalho, inspirar novas gerações e manter a ambição acompanhada de humildade».