Vendas de bombas de calor na Europa aumentam 9% no primeiro semestre de 2025
Dados são da Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA)
24 de outubro, 2025

Crédito da Foto: Freepik
O mercado das bombas de calor está a apresentar uma recuperação ligeira, mas desigual, este ano. As vendas em 13 países europeus aumentaram em média 9% nos primeiros seis meses de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
No primeiro semestre de 2024, foram vendidas 898 000 bombas de calor. Este número subiu para 980 000 no primeiro semestre de 2025.
Apesar desta ligeira recuperação, a confiança geral do mercado continua a ser inferior à do ano recorde de vendas de 2022. De acordo com especialistas citados pela EHPA, o progresso é limitado pela incerteza política e pela redução dos incentivos.
O setor continua a enfrentar desafios que afastam os consumidores, como a mudança nos regimes de subsídios nacionais, o aumento do custo de vida e os preços mais elevados da eletricidade em comparação com o gás. Além disso, há uma desaceleração contínua nas renovações de edifícios, bem como na construção de novas habitações.
«Se apoiado pelas reformas estruturais que ainda faltam em muitos mercados - incluindo políticas previsíveis, a eliminação dos impostos sobre as contas de eletricidade e regimes de incentivos simplificados -, o mercado europeu de bombas de calor pode regressar a um crescimento sustentável. Isto consolidará o seu papel fundamental na transição para a energia limpa na Europa, bem como o seu papel no impulso da indústria, do emprego e da segurança energética europeias», refere a EHPA, em comunicado.