Portugal entregou a Bruxelas reajustamentos do PRR
O Governo entregou à Comissão Europeia a revisão final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), anunciou o Ministério da Economia e Coesão Territorial, a 31 de outubro
3 de novembro, 2025

Crédito da Foto: Pixabay
Em comunicado, o ministério da Economia e Coesão Territorial refere que esta revisão «concentra recursos nas intervenções que podem ser cumpridas até 2026 e que trazem benefícios visíveis às comunidades e às empresas», permitindo «reforçar investimentos em áreas importantes», como é o caso «dos que incidem na inovação».
Segundo o Governo, esta revisão garante «que todas as subvenções previstas no PRR serão cumpridas», que «todas as subvenções do PRR serão investidas», tendo sido aumentadas algumas metas e «outras diminuídas, garantindo que o valor final se mantém o mesmo e que as obras que estava previsto financiar com empréstimos do PRR e que não podem ser executadas até agosto de 2026, no valor de 311 milhões de euros, serão executadas com recurso a outros empréstimos, com taxas de juro equivalentes».
Com esta revisão, o plano conta agora com 196 marcos e metas, que serão apresentados no 8.º pedido de pagamento ainda durante este ano e nos 9.º e 10.º pedidos a submeter em 2026.
Citado em comunicado, o ministro Economia e da Coesão Territorial, Castro Almeida, garante que «o PRR é para cumprir e não para prometer. Estamos a garantir que cada investimento se traduz em resultados no terreno, nas empresas e na vida das pessoas».