Ligação de contadores de eletricidade às redes inteligentes praticamente concluída em Portugal continental

Informação foi dada pelo regulador

13 de novembro, 2025
Ligação de contadores de eletricidade às redes inteligentes praticamente concluída em Portugal continental
Crédito da Foto: Pixabay
A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulga hoje o Relatório relativo ao ponto de situação sobre as redes inteligentes de eletricidade, revelando que 99% das instalações em Baixa Tensão Normal (BTN), as quais abrangem maioritariamente clientes domésticos e pequeno comércio, se encontram atualmente ligadas à rede inteligente.
No final do primeiro semestre de 2025, 99% dos clientes de eletricidade em BTN tinha contador inteligente integrado em rede inteligente, beneficiando assim dos respetivos serviços, como a leitura diária dos consumos ou a alteração remota da potência contratada.

O processo de instalação de contadores inteligentes e de integração em rede inteligente em Portugal continental pode considerar-se, assim, praticamente concluído, cumprindo o objetivo disposto no Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro, que determinava que a integração dos contadores em rede inteligente deveria completar-se até ao final de 2024. 

Portugal junta-se a outros países europeus, como Áustria, Espanha, Estónia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, os países escandinavos e os bálticos, onde os contadores inteligentes foram generalizados.

Em Portugal continental existem 11 operadores de rede de distribuição de eletricidade, entre os quais a E-REDES que serve 99,5% dos clientes em BTN. No final do primeiro semestre de 2025, mais de 99% das instalações ligadas às redes operadas pela distribuidora tinha contador inteligente e estava integrada em rede inteligente, faltando instalar cerca de 40 mil contadores e integrar cerca de 70 mil instalações. A E-REDES instalou entre 450 mil e 900 mil contadores inteligentes por ano desde 2015.