Ligação de contadores de eletricidade às redes inteligentes praticamente concluída em Portugal continental
Informação foi dada pelo regulador
13 de novembro, 2025

Crédito da Foto: Pixabay
A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulga hoje o Relatório relativo ao ponto de situação sobre as redes inteligentes de eletricidade, revelando que 99% das instalações em Baixa Tensão Normal (BTN), as quais abrangem maioritariamente clientes domésticos e pequeno comércio, se encontram atualmente ligadas à rede inteligente.
No final do primeiro semestre de 2025, 99% dos clientes de eletricidade em BTN tinha contador inteligente integrado em rede inteligente, beneficiando assim dos respetivos serviços, como a leitura diária dos consumos ou a alteração remota da potência contratada.
O processo de instalação de contadores inteligentes e de integração em rede inteligente em Portugal continental pode considerar-se, assim, praticamente concluído, cumprindo o objetivo disposto no Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro, que determinava que a integração dos contadores em rede inteligente deveria completar-se até ao final de 2024.
Portugal junta-se a outros países europeus, como Áustria, Espanha, Estónia, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, os países escandinavos e os bálticos, onde os contadores inteligentes foram generalizados.
Em Portugal continental existem 11 operadores de rede de distribuição de eletricidade, entre os quais a E-REDES que serve 99,5% dos clientes em BTN. No final do primeiro semestre de 2025, mais de 99% das instalações ligadas às redes operadas pela distribuidora tinha contador inteligente e estava integrada em rede inteligente, faltando instalar cerca de 40 mil contadores e integrar cerca de 70 mil instalações. A E-REDES instalou entre 450 mil e 900 mil contadores inteligentes por ano desde 2015.