Sustentabilidade na aviação civil em Portugal: como aumentar o uso de combustíveis SAF

Tema em debate a 13 de janeiro, na sede nacional da Ordem dos Engenheiros (OE), em Lisboa

7 de janeiro, 2026
Crédito da Foto: Pixabay
Crédito da Foto: Pixabay
O Colégio de Engenharia Aeronáutica e Espacial da OE promove, no próximo dia 13 de janeiro, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, o Seminário "Transição para Combustíveis Sustentáveis na Aviação: desafios, políticas e caminhos possíveis".
Numa nota no site da OE, explica-se que «a aviação enfrenta atualmente desafios de grande relevância no processo de transição para combustíveis sustentáveis (Sustainable Aviation Fuel – SAF), essenciais para a descarbonização progressiva do setor e para o cumprimento das metas europeias e internacionais».

Este seminário pretende promover uma reflexão informada sobre o que pode ser feito, em termos de políticas públicas, enquadramento regulamentar e iniciativas estratégicas, para acelerar a adoção de SAF no transporte aéreo nacional, reforçando a ambição de Portugal se posicionar como uma referência no contexto europeu.

A sessão reunirá especialistas nacionais e internacionais que abordarão questões centrais, entre elas: como aumentar a produção e utilização de SAF, onde residem os principais constrangimentos e quais as soluções tecnológicas, logísticas, económicas e institucionais que podem impulsionar o crescimento sustentado deste combustível.

O programa integra comunicações técnicas, perspetivas institucionais e uma mesa-redonda com entidades de relevo do setor aeronáutico, constituindo uma oportunidade privilegiada para atualização, debate e partilha de conhecimento entre profissionais, indústria, academia e organismos públicos.