Agência para o Clima: 445 milhões pagos em dezembro de 2025
Dados revelados pelo Ministério do Ambiente e Energia
8 de janeiro, 2026

Crédito da Foto: Pixabay
O Ministério do Ambiente e Energia anunciou, em comunicado, que do total de financiamento atribuído em dezembro passado, cerca de 415 milhões de euros foram pagamentos feitos pelo Fundo Ambiental (instrumento de financiamento para a transição energética e sustentável em Portugal) e mais de 29 milhões de euros foram financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A medida de compensação de custos indiretos do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE) recebeu cerca de 139 milhões de euros, sendo um mecanismo que regula as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em atividades que são responsáveis por cerca de 45% das emissões de GEE na União Europeia (UE).
O programa Incentiva +TP, que pretende incentivar o uso de transporte coletivo público, teve um financiamento do Fundo Ambiental de pelo menos 73 milhões de euros.
No âmbito do PRR, 29,9 milhões de euros foram para «investimentos estratégicos para a transição energética e ambiental», envolvendo iniciativas como o Programa E-Lar, adianta a tutela liderada por Maria da Graça Carvalho.