Reabilitação urbana: setor encerra 2025 com evolução positiva do nível de atividade

Dados são da AICCOPN

3 de fevereiro, 2026
Reabilitação urbana: setor encerra 2025 com evolução positiva do nível de atividade
Crédito da Foto: Freepik
De acordo com o inquérito mensal ao mercado da Reabilitação da AICCOPN, referente ao mês de dezembro, os indicadores qualitativos encerraram o ano com evolução positiva, apesar de se apurar uma ligeira redução nas licenças emitidas até novembro.
Com efeito, o índice que demonstra a perceção dos empresários sobre a evolução do Nível de Atividade, em dezembro 2025, registou um aumento homólogo de 3,8%. Também o Índice da Carteira de Encomendas apresentou uma variação positiva, com um acréscimo de 4,5%.

Relativamente à Produção Contratada, indicador que estima o número de meses de atividade garantida a um ritmo normal de execução, registou-se um valor de 9,4 meses, refletindo uma melhoria face aos 8,8 meses estimados em dezembro de 2024.

Até ao final do mês de novembro, foram emitidas 5.837 licenças no âmbito de operações de reabilitação urbana, conduzindo a uma quebra homóloga de 1,2%. Não obstante, é de destacar a evolução favorável observada no segmento dos edifícios habitacionais, no qual se verificou um aumento de 1,0%, totalizando, até novembro, 2.310 licenças.

«Note-se que os dados relativos ao licenciamento incidem estritamente sobre as intervenções sujeitas a autorização prévia municipal, não representando, por isso, o espectro total da atividade efetivamente desenvolvida no segmento da reabilitação urbana», refere a AICCOPN numa nota enviada às redações.