No âmbito da parceria estabelecida entre a IXUS e a AIPOR, os associados da AIPOR beneficiam de descontos (ver abaixo).
As empresas e técnicos que trabalham com equipamentos fixos de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor que contenham determinados gases fluorados com efeito de estufa, deverão ser certificados nos termos do Regulamento (CE) Nº 303/2008, transposto para o quadro nacional através do DL nº 56/2011, de 21 de abril.
O curso tem como objetivo preparar os Técnicos para a referida Certificação profissional junto de um Organismo de Certificação de Pessoas reconhecido pela APA, junto de quem terão de prestar provas de conhecimento teórico e prático.
No final do curso deverá:
- Descrever os princípios termodinâmicos e circuitos frigoríficos
- Identificar os riscos humanos e impacto ambiental dos gases fluorados
- Realizar ensaios de verificação ao sistema de refrigeração
- Detetar fugas utilizando os equipamentos e ferramentas adequadas e tendo em conta o procedimento aplicável
- Manusear os gases em diferentes intervenções, salvaguardando as questões ecológicas
- Realizar a manutenção e reparação de diferentes componentes e sistemas de refrigeração
Conteúdos programáticos
Componente teórica (online através da plataforma Zoom):
- Termodinâmica elementar
- Impacto ambiental dos refrigerantes e regulamentação ambiental correspondente
- Verificações antes do arranque, após longa paragem ou após intervenção
- Deteção de fugas
- Manuseamento ecológico do sistema e do refrigerante durante a instalação, manutenção ou recuperação
- Compressores, funcionamento e risco de fugas
- Condensadores, funcionamento e riscos de fugas. Evaporadores, funcionamento e deteção de fugas
- Válvulas de expansão termóstatica (VET) e tubos capilares, funcionamento e deteção de fugas
Componente prática
- Verificações antes do arranque, após longa paragem ou após intervenção
- Deteção de fugas
- Manuseamento ecológico do sistema e do refrigerante durante a instalação, manutenção ou recuperação
- Compressores, funcionamento e riscos de fugas
- Condensadores, funcionamento e riscos de fugas
- Evaporadores, funcionamento e deteção de fugas
- Válvulas de expansão termóstatica (VET) e tubos capilares, funcionamento e deteção de fugas
- Construção de um sistema de tubagens estanque numa instalação de refrigeração
Destinatários
São destinatários deste curso técnicos de AVAC & Refrigeração que pretendam operar com equipamentos de refrigeração fixos, equipamentos de ar condicionado fixos, bombas de calor fixas e unidades de refrigeração de camiões e reboques refrigerados que contêm gases fluorados com efeito de estufa e para a certificação de empresas no que respeita aos equipamentos de refrigeração fixos, equipamentos de ar condicionado fixos e bombas de calor fixas que contêm gases fluorados com efeito de estufa , realizando as operações correspondestes à Categoria I, conforme previsto no Decreto-lei 56/2011 de 21 de abril.
Os candidatos que se pretendam propor a exame devem possuir as habilitações literárias mínimas de acordo com a legislação em vigor e data de nascimento do candidato:
- Até 01.01.1967 – 4 anos de escolaridade
- De 01.01.1967 a 31.12.1980 – 6 anos de escolaridade
- Desde 31.12.1980 – 9 anos de escolaridade
- Inscritos no 1.º ou 2.ºciclos ou no 7.º ano de escolaridade no ano letivo de 2009/2010 – 12 anos de escolaridade
Formadores
Tiago Oliveira
Licenciado em engenharia Mecânica pelo ISEP possui o curso de especialização em QAI e uma pós-graduação em Eficiência Energética exercendo a atividade de formador há cerca de 7 anos, tem um percurso profissional de 15 anos na área do AVAC e da Refrigeração.
João Martins
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia. Técnico de Refrigeração e Climatização à 20 anos. Formador e Técnico de Manutenção formador de práticas simuladas na área de refrigeração e climatização e eletricidade. Preparação e manutenção de laboratórios práticos para a formação, manutenção de instalações.
Alfredo Oliveira
Engenheiro Mecânico na área de Fluidos e Calor, desenvolveu a sua carreira ao longo dos últimos 25 anos nas mais diversas áreas do setor, de Engenharia, em especial de Refrigeração, Comercial, Profissional e Industrial. Possui sólido conhecimento em gestão de desenvolvimento técnico, e normalização. Representa Portugal nos principais Palcos Europeus e Mundiais de Normalização, assumindo cargo de Gestão em círculos ISO (Convenor ISO TC86 SC9 WG8), e de gestão de Normas na IEC (Issued Manager da IEC/EN 60335-2-89). Atualmente adiciona o Cargo de Presidente do Setor de Refrigeração na ASHRAE do Capítulo Português.
Fernando Coelho
Valor
396€
300€ para Associados da AIPOR
Pré-inscrição
aqui.