Covid-19: é perigoso ligar o ar condicionado?

Nos sistemas de climatização dos edifícios

20 de janeiro de 2021
Covid-19: é perigoso ligar o ar condicionado?
Prefira sempre a renovação natural do ar, abrindo as janelas. Mas, em dias de maior calor, pode usar o seu aparelho de ar condicionado, desde que tenha alguns cuidados.
Com o desconfinamento, o perigo do contágio pelo novo coronavírus não desapareceu. A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um documento com as normas da abertura à vida nos espaços públicos. Mas ficaram algumas dúvidas em relação ao que se vai passar em espaços fechados. Por exemplo, em casa, é seguro ligar o ar condicionado? Segundo a norma mais recente emitida pela DGS, o risco de utilização destes aparelhos é "muito baixo" se tivermos em atenção dois importantes detalhes: é necessário que "se cumpram as regras para uma utilização segura, nomeadamente a sua manutenção, de acordo com as indicações do fabricante, e a renovação do ar dos espaços fechados". Antes desta advertência, a DGS aconselhava "o direcionamento do ar para cima, de forma a não incidir diretamente sobre os ocupantes do espaço", e já alertava para fazermos uma "renovação frequente do ar, de forma a assegurar, sempre que possível, uma boa ventilação dos espaços".

Por isso, não precisa de sentir muito calor nos dias mais agressivos do verão. Os aparelhos de ar condicionado podem continuar a ser usados, mas é preciso ter em conta as diferenças na tecnologia para saber quais os cuidados a ter.

Fonte: deco.proteste.pt

Adicionar comentário