Espanha passará a cobrar portagens nas vias rápidas

A pretensão do governo espanhol é de portajar as vias rápidas

16 de maio, 2021
Espanha passará a cobrar portagens nas vias rápidas
O executivo espanhol, liderado por Pedro Sánchez, inscreveu no seu plano de recuperação e resiliência a possibilidade de passar a cobrar portagens em outras estradas, além das autoestradas.
O El País escrevia a 5 de maio a pretensão de se implementar "um mecanismo de pagamento" pelo uso da rede estatal de alta capacidade - vias rápidas (autovias) e autoestradas (autopistas) - a partir de 2024, abrindo, no entanto, a porta a estender o sistema de portagens a todas as estradas de grande capacidade em todo o  país, tantos as estradas nacionais como as regionais.

Uma possibilidade que já tem estado a causar grande polémica no país vizinho, com críticas de vários quadrantes; associações de consumidores e automobilistas até às transportadoras e uma parte dos governos regionais.

Pouco ainda se sabe do sistema, mas este domingo o El País avança que as portagens deverá situar-se entre 1 e 1,5 cêntimos por quilómetro para os automóveis ligeiros e o triplo para os camiões, com o objetivo de obter uma receita anual para o Estado de 1.500 milhões de euros.

O jornal espanhol acrescenta, mesmo, que o modelo a implementar será semelhante ao português, com a instalação de pórticos eletrónicos que identificam os veículos através de um aparelho instalado no carro (que em Portugal é mais conhecido como via verde).

Fonte: www.jornaldenegocios.pt