APIRAC lança 4ª Fase do Estudo Covid-19

Este relatório explora o início de 2021, um ano que se prevê de recuperação

2 de setembro de 2021
APIRAC
Estudo para avaliar o impacto da Covid-19 ao longo da cadeia de negócio do Setor nacional do frio e da climatização.
A maioria das empresas que participaram no estudo encontra-se no segmento da Instalação, Manutenção e Assistência Técnica (64%), seguido pelo Fabrico (8%) e com igual participação a Gestão Técnica e a Distribuição (9%).

Este relatório explora o início de 2021, um ano que se prevê de recuperação para todo o Setor, ainda que com velocidades distintas por segmento.

Apresentamos uma síntese dos resultados da análise do impacto Covid-19 no nosso Setor, detalhando o cenário no início de 2021. Existem sinais positivos em todos os segmentos, apesar de ainda insuficientes para se alcançar uma recuperação plena dos valores anteriores à pandemia. Neste estudo, existem alguns aspetos a destacar:

Primeiro, a estagnação prevista pelos empresários em estudos anteriores é confirmada no 1º trimestre. Porém, os indicadores para o 2º trimestre são mais positivos e poderão mudar esta tendência, antecipando a melhoria que se espera mais substancial para o 3º trimestre.

Segundo, o Setor continua a encontrar estratégias para competir e manter o volume de emprego a níveis invejáveis.

Terceiro, menos positivo, o impacto do aumento relevante dos preços (especialmente de materiais) e os potenciais atrasos derivados de quebras no fornecimento ao longo da cadeia do negócio. São exigidas maiores preocupações de planeamento por parte das empresas em 2021.

Quarto, os sinais de abertura da sociedade e o aumento da vacinação conduzem a uma perceção mais favorável por parte de todos os segmentos. Apesar de se confirmarem as previsões apresentadas no 3º estudo (Figura 1) sobre algum abrandamento no início de 2021 quando comparado com o 4º trimestre de 2020, a expetativa para o 2º trimestre é mais favorável com aumento médio acima de 10%, consolidado pelas estimativas das adjudicações.
A APIRAC continuará a acompanhar a recuperação que se pretende célere e robusta para cadeia de negócio do frio e da climatização. Agradecemos uma vez mais a colaboração dos empresários para facultar uma visão do nosso Setor. Estes resultados são indicativos, mas acreditamos que são úteis para apoiar a reflexão dos empresários, apontando para sinais de alerta e colocando em destaque as novas oportunidades para recuperar a economia.

A APIRAC agradece o inestimável contributo das centenas de empresas que têm colaborado com o estudo Covid-19 ao longo do último ano.

Fonte: oinstalador.com

Adicionar comentário