Apenas 9% das empresas tem um Score ESG elevado

Setores têm diferenças significativas no Score ESG

26 de abril, 2024
Apenas 9% das empresas tem um Score ESG elevado
Apenas 9% das empresas em Portugal atingem um Score ESG Elevado, medido com base nas suas práticas nos três pilares ESG - Ambiental, Social e de Governance.
A conclusão é da Informa D&B, que desenvolveu este indicador e analisou cerca de 237 mil PME e microempresas. Estas empresas, para além de constituírem a maioria do tecido empresarial (62%), são também aquelas sobre as quais existe menos informação relacionada com este tema, visto a publicação não ser ainda obrigatória para empresas desta dimensão.

O Score ESG é um indicador da posição de cada empresa relativamente ao seu setor, tendo por base variáveis como as práticas em relação aos recursos ambientais, os compromissos sociais com os seus próprios colaboradores, os seus fornecedores, clientes e a comunidade em geral, assim como a transparência financeira e da comunicação da empresa com as autoridades e com os restantes stakeholders.

De acordo com a análise da Informa D&B, e além dos 9% de empresas com Score ESG Elevado, 22% têm um Score ESG Médio-alto, 38% Médio, 21% Reduzido e 10 Mínimo. Entre as 3 áreas ESG, a componente ‘Social’ é aquela onde maior percentagem de empresas têm um Score Elevado ou Médio-alto, com 33% das empresas.

Existem diferenças relevantes entre os diversos setores de atividade, quer na avaliação geral, quer em relação a cada um dos componentes das práticas ESG - Ambiental, Social, Governance.

Serviços empresariais é o setor com maior percentagem de empresas com Score ESG Elevado (14%) e menor com Score Mínimo (4%). Este setor tem também 29% de empresas com Score Médio-alto e apenas 15% com Score Reduzido. No extremo oposto, a Agricultura e outros recursos naturais tem 16% de empresas com Score Mínimo e apenas 5% com Score Elevado.

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