Eficiência energética em PME

14 de julho, 2010
Eficiência energética em PME
Na Associação Empresarial de Portugal (AEP), estarão esta sexta-feira em debate os incentivos para o financiamento de projectos de eficiência energética levados a cabo por pequenas e médias empresas. Será durante a sessão de divulgação do “Aviso QREN – eficiência energética em PME” que terá lugar, a partir das 10,30 horas, no edifício de serviços da AEP, em Leça da Palmeira, Matosinhos.

Na sessão, destinada a gestores e quadros de PME, intervirão três responsáveis da Agência para a Energia (ADENE), Carlos Mezes, Luís Silva e Paulo Libório. Em complemento, José Bessa, da Yunit, dará testemunho sobre a implementação de projectos de eficiência energética.
Até 31 de Agosto, as PME portuguesas podem candidatar-se ao QREN para apoio a investimentos em sistemas solares térmicos para aquecimento de águas, sistemas de climatização e na sua envolvente passiva, como sejam a instalação de isolamentos térmicos ou a correcção de factores solares em vãos envidraçados.

Por isso, o objectivo da sessão é identificar os participantes com o “Sistema de incentivos à qualificação e internacionalização de PME - diversificação e eficiência energética”, em que se enquadra esta nova iniciativa. Nos seus termos, o limite da despesa elegível oscila entre 10 mil e 500 mil euros, devendo os projectos a candidatar ter em vista a “promoção da competitividade da empresa, através do aumento da produtividade, da flexibilidade e da capacidade de resposta”, assim como a “presença activa no mercado global”, por via da eficiência energética.

A participação no encontro, que tem encerramento previsto para as 13,30 horas, está condicionada a inscrição prévia e custará 25 euros, para sócios da AEP, e 30 euros, para não sócios. 

Inscrições: Sofia Marques, telf. 229981546 ou e-mail fsmarques@aeportugal.com