Aipor aponta lacunas nas energias alternativas

26 de março, 2009
A Associação dos Instaladores de Portugal (Aipor) alerta que a rápida implementação – pretendida pelo Governo – das chamadas energias alternativas, como os painéis solares térmicos, pode estar em causa.
A Aipor considera que há factos recentes – como o incentivo à compra de painéis fotovoltaicos ou bombas de calor como produtores de energia solar –  que revelam a existência de lacunas em duas áreas essenciais: o processamento desse acesso pelas empresas interessadas e a caracterização técnica do que se entende por energia solar térmica.

Para associação que representa os instaladores portugueses, o Executivo deve legislar e regulamentar com clareza esses dois campos, sob pena de se criar um ruído de fundo que dificulta o essencial: maior e mais rápida implementação das chamadas energias alternativas.

A Aipor não deixa, contudo, de louvar o anterior esforço do Governo no sentido de esclarecer as regras de acesso ao programa de aquisição e instalação de painéis solares térmicos por empresas devidamente habilitadas.

A Associação dos Instaladores de Portugal tem por objectivos a defesa e a promoção dos interesses dos industriais do subsector da construção, genericamente designado por Instalações Técnicas Especiais (electrotecnia, mecânica e electromecânica).