Conheça as previsões económicas do inverno de 2023

A atividade económica deverá evitar uma contração no primeiro trimestre

23 de fevereiro, 2023
Conheça as previsões económicas do inverno de 2023
Quase um ano após o início da guerra na Ucrânia, a economia da UE entrou em 2023 em melhores condições do que o previsto no outono. Veja as previsões económicas mais recentes divulgadas pela Comissão Europeia.
A melhoria das perspetivas de crescimento para este ano deve-se a uma evolução favorável desde as previsões do outono, indica um relatório sobre as previsões de inverno da Comissão Europeia.

A diversificação contínua das fontes de aprovisionamento e a queda acentuada do consumo deixaram os níveis de armazenamento de gás acima da média sazonal dos últimos anos, e os preços grossistas do gás desceram muito abaixo dos níveis anteriores à guerra. Além disso, manteve-se o bom desempenho do mercado de trabalho da UE, permanecendo a taxa de desemprego no mínimo histórico de 6,1 % até ao final de 2022. A confiança está a aumentar e as sondagens de janeiro indicam que a atividade económica deverá também evitar uma contração no primeiro trimestre de 2023.

No entanto, persistem fatores adversos. Os consumidores e as empresas ainda enfrentam elevados custos da energia. A inflação subjacente (inflação global, excluindo a energia e os alimentos não transformados) continuou a aumentar em janeiro, minando ainda mais o poder de compra dos agregados familiares. Com a persistência das pressões inflacionistas, a restritividade monetária deverá continuar, prejudicando a atividade empresarial e travando o investimento.

As previsões intercalares do inverno preveem um crescimento de 0,8 % na UE e de 0,9 % na área do euro para 2023, respetivamente, 0,5 e 0,6 pontos percentuais mais elevado do que nas previsões do outono. A taxa de crescimento para 2024, de 1,6 % na UE e 1,5 % na área do euro, permanece inalterada. No final do horizonte de previsão, o volume da produção deverá ser quase 1 % superior ao projetado nas previsões do outono.

As previsões de inflação foram revistas ligeiramente em baixa em comparação com o outono, refletindo principalmente a evolução do mercado da energia. Na UE, prevê-se que a inflação global desça de 9,2 % em 2022 para 6,4 % e 2,8 %, em 2023 e em 2024, respetivamente. Na área do euro, deverá desacelerar de 8,4 % em 2022 para 5,6 % e 2,5 %, em 2023 e 2024, respetivamente.

O documento integral encontra-se disponível aqui.

As previsões económicas para Portugal podem ser obtidas aqui.