Portugueses aproveitaram verão para fazer obras

Procura por materiais de construção aumentou

11 de setembro, 2023
Portugueses aproveitaram verão para fazer obras
Os portugueses aproveitaram as férias de verão para embarcar em projetos de bricolage e pequenas reformas nas suas casas, tendo a procura por materiais de construção disparado 117,6% entre 1 e 28 de agosto, comparativamente com o período anterior, de acordo com os dados do KuantoKusta.
Embora todas as categorias de materiais de construção tenham registado variações positivas, foram as categorias de pavimentos (+153,7%), telhados (+103,4%), e revestimentos (+92,1%) que apresentaram a maior variação na procura.   

De acordo com a análise do comparador de preços e marketplace, os consumidores aproveitaram os períodos de pausa mais prolongada no trabalho para dedicarem-se a obras de manutenção em casa e a projetos de faça-você-mesmo (DIY).

Maiores variações nas categorias de materiais de construção:
  • Pavimentos: +153,7%
  • Telhados: +103,4%
  • Revestimentos: +92,1%
  • Isolamento e Impermeabilização: +86,6%
  • Madeira: +74,2%
  • Janelas: +62,3%
  • Portas: +54,61%
Além disso, o calor extremo que assolou Portugal em agosto também impulsionou a procura por equipamentos de climatização, com um aumento de 71,5%, durante o mesmo período. Os consumidores recorreram a climatizadores (+160,2%), humidificadores (+126,9%) e a ventoinhas e ventiladores (+117,5%) para aliviar as altas temperaturas.  

«Com temperaturas acima dos 40ºC em todo o país, os equipamentos de climatização tornaram-se itens essenciais para o conforto em casa. O facto de muitos portugueses estarem de férias e passarem mais tempo em casa contribuiu para essa necessidade crescente», explica Ana Rego, da equipa de marketing do KuantoKusta.