Os portugueses aproveitaram as férias de verão para embarcar em projetos de bricolage e pequenas reformas nas suas casas, tendo a procura por materiais de construção disparado 117,6% entre 1 e 28 de agosto, comparativamente com o período anterior, de acordo com os dados do KuantoKusta.
Embora todas as categorias de materiais de construção tenham registado variações positivas, foram as categorias de pavimentos (+153,7%), telhados (+103,4%), e revestimentos (+92,1%) que apresentaram a maior variação na procura.
De acordo com a análise do comparador de preços e marketplace, os consumidores aproveitaram os períodos de pausa mais prolongada no trabalho para dedicarem-se a obras de manutenção em casa e a projetos de faça-você-mesmo (DIY).
Maiores variações nas categorias de materiais de construção:
- Pavimentos: +153,7%
- Telhados: +103,4%
- Revestimentos: +92,1%
- Isolamento e Impermeabilização: +86,6%
- Madeira: +74,2%
- Janelas: +62,3%
- Portas: +54,61%
Além disso, o calor extremo que assolou Portugal em agosto também impulsionou a procura por equipamentos de climatização, com um aumento de 71,5%, durante o mesmo período. Os consumidores recorreram a climatizadores (+160,2%), humidificadores (+126,9%) e a ventoinhas e ventiladores (+117,5%) para aliviar as altas temperaturas.
«Com temperaturas acima dos 40ºC em todo o país, os equipamentos de climatização tornaram-se itens essenciais para o conforto em casa. O facto de muitos portugueses estarem de férias e passarem mais tempo em casa contribuiu para essa necessidade crescente», explica Ana Rego, da equipa de marketing do KuantoKusta.