O setor industrial em Portugal é o maior consumidor de energia elétrica do país, totalizando aproximadamente 40 % do consumo final. É igualmente responsável por elevadas emissões de gases com efeito de estufa e desempenha um papel importante no processo de transição energética e descarbonização. As crises dos últimos anos criaram desta forma uma grande necessidade de adaptação às novas condições de mercado e de procura.
O Plano Nacional para a Energia e o Clima (PNEC 2030) traçou objetivos ambiciosos para desenvolver uma indústria inovadora e competitiva, nomeadamente através de uma maior utilização de medidas de eficiência energética, energias renováveis e armazenamento, mas também através da descarbonização, eletrificação e utilização de hidrogénio verde. Destaca-se entre os objetivos o proposto aumento da capacidade de produção de energia fotovoltaica para 9 GW, bem como de energia eólica onshore para 9,3 GW e offshore para 10 GW em 2030. Para acompanhar este crescimento prevê-se que, até 2030, cerca de 80 % da eletricidade seja gerada a partir de fontes renováveis, procurando tornar o país mais autónomo em termos de produção de energia. De acordo com a Estratégia Nacional para o Hidrogénio (EN-H2), 5 % do consumo de energia na indústria deverá ser coberto por hidrogénio verde até 2030.
O sucesso destes objetivos depende diretamente de mudanças no setor industrial. A Alemanha, por sua vez, reúne um vasto conhecimento neste setor e apresenta diversas propostas para estas áreas, que poderão contribuir para a resolução dos respetivos desafios e proporcionar parcerias bilaterais.
No contexto da XXV Missão Empresarial Alemã de Energia, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã (CCILA) organiza no dia 10 de outubro de 2023, das 09h00 às 16h00, no Olissippo Oriente Hotel, o XXV Simpósio Luso-Alemão de Energia subordinado ao tema «Eficiência Energética e Energias Renováveis, incl. Hidrogénio Verde, na Indústria».
Neste simpósio bilateral poderá obter em primeira mão informações sobre os desenvolvimentos, novidades e projetos em matéria de eficiência energética e energias renováveis, bem como o papel do hidrogénio verde para o setor da indústria na Alemanha e em Portugal. Neste âmbito, 6 empresas alemãs fornecedoras de equipamentos e prestadoras de serviços irão apresentar as suas soluções inovadoras, bem como possíveis domínios de cooperação com empresas portuguesas.
Nos dias a seguir ao simpósio (11 a 13 de outubro) realizar-se-ão reuniões B2B pré-agendadas e mediadas pela CCILA entre os participantes alemães e potenciais parceiros portugueses.
A participação no Simpósio é gratuita, mas carece de
inscrição até ao dia 4 de outubro e posterior confirmação pela CCILA.
Se estiver interessado numa reunião individual com uma ou mais das empresas alemãs, deverá indicar a sua escolha na inscrição.
Este evento conta com o apoio do Ministério Federal Alemão de Economia e Ação Climática (BMWK) e integra-se no âmbito da iniciativa German Energy Solutions.