Bruxelas apresenta orientações de investimento no Novo Bauhaus Europeu

Objetivo? Ajudar os investidores a alinhar os projetos com a visão transformadora do projeto

1 de agosto, 2024
Bruxelas apresenta orientações de investimento no Novo Bauhaus Europeu
A Comissão Europeia adotou as Orientações de Investimento do Novo Bauhaus Europeu (NEB), um instrumento para ilustrar a forma como os investimentos públicos e privados podem integrar os valores da sustentabilidade, da inclusão e da estética promovidos pelo Novo Bauhaus Europeu para transformar o ambiente construído da Europa.
As orientações em matéria de investimento do NEB resultam de uma estreita cooperação entre a Comissão e a JASPERS (Assistência Conjunta de Apoio a Projetos nas Regiões Europeias), um programa de aconselhamento financiado pela Comissão e pelo Banco Europeu de Investimento.

As orientações proporcionam aos investidores e criadores boas práticas e garantias de qualidade para pôr em prática o Novo Bauhaus Europeu e impulsionar os investimentos que transformam edifícios, espaços abertos e bairros, incorporando simultaneamente aspirações estéticas, compromissos para com a sustentabilidade e a afirmação dos valores sociais, a inclusão, a comportabilidade dos preços e a acessibilidade.

As orientações apoiam os objetivos do Novo Bauhaus Europeu, ajudando a moldar projetos que apoiem a transformação positiva das sociedades. Todos os Estados-Membros da UE deverão passar por grandes rondas de investimentos no ambiente construído para fazer face a desafios como a neutralidade climática, a adaptação às alterações climáticas, a rápida urbanização, a resposta a crises humanitárias, bem como a acessibilidade e a preços comportáveis de habitação, construção e renovação sustentáveis de elevada qualidade.

Aconselhamento e recomendações para reorientar os investimentos para projetos inspirados pelos NBE

A aplicação dos valores e princípios do NEB nos investimentos privados e públicos pode trazer benefícios se forem envidados esforços adicionais no sentido de uma maior qualidade. Ao adotarem os valores e princípios do Novo Bauhaus Europeu, as orientações ajudam os investidores a compreender os benefícios qualitativos e a atenuar os custos, ajudando-os a executar projetos que sejam duradouros, indo além de considerações puramente financeiras. Ao integrar a estética, a sustentabilidade e a inclusividade, o NEB acrescenta uma qualidade única aos projetos de investimento, tornando-os apelativos para os investidores que procuram projetos sustentáveis e com impacto.

Em especial, as orientações apresentaram uma série de recomendações de investimento do NEB, que ajudam a moldar projetos de elevada qualidade alinhados com os valores e princípios do Novo Bauhaus Europeu.

Próximos passos

As orientações de investimento do Novo Bauhaus Europeu são concebidas como um instrumento prático que apoiará o aumento do investimento em projetos do Novo Bauhaus Europeu ao longo do Mecanismo Novo Bauhaus Europeu e de outros programas da UE, bem como outros financiamentos que apoiem a execução do Novo Bauhaus Europeu nos próximos anos.

Espera-se que facilitem a atração de investimentos nas regiões urbanas e rurais, incluindo zonas remotas ou marginalizadas, proporcionando assim oportunidades económicas e fomentando o crescimento inclusivo para as comunidades no terreno e promovendo um desenvolvimento territorial equilibrado.

Lançado pela Comissão Europeia em 2021, o Novo Bauhaus Europeu é uma iniciativa política e de financiamento da UE que visa transformar o ambiente construído, conduzindo a edifícios, concebidos e pensados de forma holística, espaços abertos e bairros no âmbito da transição do Pacto Ecológico Europeu. Procura soluções não só sustentáveis, mas também inclusivas e belas, respeitando simultaneamente a diversidade de locais, tradições e culturas dentro e fora da Europa.

O ambiente construído, enquanto importante setor económico, tem um forte impacto nos recursos, no ambiente e nas alterações climáticas. Enfrenta uma elevada procura de ativos novos e atualizados devido ao crescimento demográfico e ao aumento da urbanização. Ao mesmo tempo, afeta o bem-estar individual e a função societal. O Novo Bauhaus Europeu baseia-se nestas características e necessidades, oferecendo soluções inovadoras para transformar o ambiente construído no sentido da sustentabilidade, da inclusão e da estética.