Preços na produção industrial aumentam 2,0% em agosto
Dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE)
19 de setembro, 2024
Os preços na produção industrial aumentaram 2,0% em agosto, em termos homólogos, taxa superior em 0,1 pontos percentuais à de julho.
Incluindo o agrupamento «energia», a variação do índice foi de 2,0% (1,7% no mês anterior).
Em agosto, o agrupamento «energia» abrandou 1,5 pontos percentuais, para uma variação de 1,5%.
Já os «bens intermédios» e «bens de consumo» registaram variações homólogas de 1,7% e 3,2%, superiores em 0,5 e 0,2 pontos percentuais às de julho.
De acordo com o INE, na secção das «indústrias transformadoras» os preços aumentaram 1,0%, originando um contributo de 0,9 pontos percentuais para a variação do índice total (variação e contributo de 1,3% e 1,1 pontos percentuais em julho).
O índice da secção de «eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio» acelerou 3,7 pontos percentuais, para uma variação de 11,1%, contribuindo 1,0 pontos percentuais para o resultado agregado.
Em termos mensais, os preços na produção industrial registaram uma variação nula, tal como no período homólogo.
Segundo o INE, esta variação resultou de crescimentos na «energia» (0,6%), «bens de consumo» e de «investimento» (ambos com variações em cadeia de 0,1%), anulados pelo decréscimo de 0,4% observado nos «bens intermédios».
Excluindo o agrupamento de «energia», o índice diminuiu 0,1% (redução de 0,5% no período homólogo).
Na secção das «indústrias transformadoras» os preços diminuíram 0,4% em agosto (diminuição de 0,1% no mesmo mês de 2023), contribuindo com -0,3 pontos percentuais para a variação mensal do índice total.
A secção de «eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio» apresentou um aumento de 4,0% e um contributo de 0,4 pontos percentuais (0,5% e 0,0 pontos percentuais no período homólogo).