Portugal é o país da UE com mais dificuldades em aquecer a casa

Dados são do INE.

6 de março, 2025
Portugal é o país da UE com mais dificuldades em aquecer a casa
Crédito da Foto Pixabay
Em 2023, Portugal era, a par de Espanha, o país da União Europeia (UE) com maior proporção de pessoas sem capacidade financeira para manter a casa adequadamente aquecida. Os dados foram hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com os dados, em 2023, um quinto da população residente não tinha capacidade financeira para manter a casa adequadamente aquecida.

No conjunto da UE, aquela proporção atingia o valor máximo em Portugal e em Espanha (20,8%). Em 2024, a proporção diminuiu para 15,7% em Portugal, sendo mais elevada na população em risco de pobreza (30,9%) e na população idosa (22,0%).

Dados do Inquérito às Despesas das Famílias 2022/2023 indicam que a despesa em energia – eletricidade, gás e outros combustíveis – representava em média 5,2% do rendimento monetário das famílias.

Esta despesa era superior a 25% do rendimento monetário em:2,7% dos agregados familiares independentemente da situação de risco de pobreza; e em 14,2% dos agregados familiares em risco de pobreza.