Estudantes do Técnico desenvolvem modelos de negócio para empresas nacionais

Parceria com a Lispolis desafia estudantes a responder a desafios do mundo real.

17 de março, 2025
Estudantes do Técnico desenvolvem modelos de negócio para empresas nacionais
Crédito da Foto IST
Os 50 estudantes inscritos na unidade curricular do Instituto Superior Técnico (IST) - 'Empreendedorismo de Base Tecnológica' desenvolverão no decurso do semestre modelos de negócio para seis empresas tecnológicas do Parque de Ciência e Tecnologia Lispolis.
No dia 28 de fevereiro, «os fundadores e representantes das empresas deslocaram-se ao IST onde apresentaram um conjunto de tópicos e desafios» aos estudantes de Empreendedorismo de Base Tecnológica, explicam Miguel Amaral e Diogo Gonçalves, docentes responsáveis pela disciplina e pela supervisão do trabalho.

Com esta iniciativa, pretende-se aproximar estudantes e comunidade empresarial portuguesa, «contribuindo para o seu desenvolvimento e proporcionando uma experiência de aprendizagem mais desafiante e próxima do mundo real» para os estudantes.

As empresas envolvidas são: IDMind (robótica aplicada ao setor da saúde), LogisticsWMS (software de logística para pequenas e médias empresas), REPETE (embalagens que diminuem o desperdício alimentar das refeições takeway), SEA.AI (câmaras com sistemas de inteligência artificial que aumentam a segurança marítima), Virtuleap (aplicação de exercícios cognitivos que permitem melhorar o desempenho mental) e Wrightia (plataforma de arquitetura de dados que permite a sua gestão integrada nas empresas).

A unidade curricular de Empreendedorismo de Base Tecnológica integra o mestrado em Engenharia e Gestão da Inovação e Empreendedorismo e os minors em Estudos Gerais e Empreendedorismo da Inovação.