O documento resume o progresso global no acesso à energia, eficiência energética, energias renováveis e cooperação internacional para fazer avançar o ODS 7 - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável.
Apesar de alguns progressos em todos os indicadores, o ritmo atual não é adequado para alcançar nenhuma das metas do ODS 7 para 2030, indica o relatório. «Tal como em anos anteriores, as taxas de progresso variam significativamente entre regiões, com algumas regiões a registarem ganhos substanciais e outras a abrandarem o seu progresso ou mesmo a retrocederem», lê-se no documento.
Entre os principais fatores económicos que impedem a realização do objetivo estão as perspetivas macroeconómicas incertas, os elevados níveis de inflação, o endividamento num número crescente de países, a distribuição desigual do financiamento e de outros recursos, os estrangulamentos na cadeia de abastecimento e o aumento dos preços dos materiais.
Os efeitos da pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e o aumento constante dos preços da energia desde o verão de 2021 têm sido mais um entrave aos progressos, especialmente nos países mais vulneráveis e naqueles que já estavam a ficar para trás, acrescenta o documento.
Aceda
aqui ao relatório.