Obras públicas: mercado inicia 2025 com aumento de contratos de empreitada
Os dados constam do Barómetro das Obras Públicas, da AICCOPN.
21 de março, 2025
Segundo uma nota da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), no mês de janeiro, o montante dos concursos de empreitadas de obras públicas promovidos ascendeu a 754 milhões de euros, refletindo uma quebra de 63% em termos homólogos.
No entanto, esta variação decorre exclusivamente da abertura, em janeiro de 2024, do concurso para a Linha Ferroviária de Alta
Velocidade, entre Porto e Oiã, no valor de 1.661,4 milhões de euros. Excluindo este concurso, verificar-se-ia um aumento de 102% no montante global de concursos promovidos.
Em janeiro, os contratos de empreitada celebrados e registados no Portal Base, no âmbito de concursos públicos, atingiram 318 milhões de euros, praticamente o dobro dos 159 milhões de euros registados no mesmo mês de 2024.
Relativamente aos contratos celebrados através de Ajustes Diretos e Consultas Prévias, apura-se, neste primeiro mês de 2025, uma redução de 22% em termos homólogos, para 25 milhões de euros.
Em termos globais, o valor dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no portal Base, ascenderam a 353 milhões de euros, representando um expressivo acréscimo de 69% em termos homólogos.