Concurso europeu desafia projetistas a repensar Campolide

Lisboa está de regresso à «EUROPAN 18», evento que avalia propostas de arquitetos e urbanistas.

24 de março, 2025
Concurso europeu desafia projetistas a repensar Campolide
Crédito da Foto Câmara Municipal de Lisboa
A cidade, é uma das 47 que integram este concurso internacional, cujo tema deste ano é «Re-sourcing from natural elements - Dealing with Water» (Reaproveitar elementos naturais - Lidar com a água).
O desafio lançado aos projetistas foca-se na área de Campolide, uma zona que está a ser alvo de grandes obras no âmbito do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), nomeadamente a construção de um grande tanque e túnel.

O concurso visa encontrar propostas que promovam um remate urbano inovador para esta obra de grande envergadura, criando um espaço que combine habitação, habitat e sustentabilidade, tendo em vista o futuro da cidade.

O foco está na criação de uma cobertura verde sobre a grande estrutura subterrânea, integrando jardins e espaços naturais que valorizem a área.

A participação de Lisboa na «EUROPAN 18» marca o seu regresso a este concurso europeu, após mais de uma década de ausência.

Esta iniciativa surge no contexto das obras do PGDL, que incluem a construção de um túnel de 5 km entre Campolide e Santa Apolónia, para prevenir cheias e inundações, assegurando a resiliência da cidade face a fenómenos climáticos extremos.