FEDER celebra 50 anos

O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) nasceu em 1975.

1 de abril, 2025
FEDER celebra 50 anos
Crédito da Foto Freepik
O grande objetivo do FEDER centra-se na redução das disparidades, impulsionar o crescimento económico e reforçar a coesão entre as regiões da Europa.
O FEDER é, pois, um dos principais instrumentos financeiros da política de coesão da UE. Este fundo foi criado em 1975 com o objetivo contribuir para a redução dos desequilíbrios entre os níveis de desenvolvimento das regiões europeias e para a melhoria do nível de vida nas regiões menos favorecidas. Uma atenção especial é reservada às regiões que enfrentam desvantagens naturais ou demográficas graves e permanentes, como, por exemplo, as regiões mais setentrionais, com densidades populacionais muito baixas, e às regiões insulares, transfronteiriças e de montanha.

No período de 2021-2027, a política de coesão tem cinco objetivos estratégicos para o FEDER, o Fundo Social Europeu Mais e o Fundo de Coesão:
  • Uma Europa mais inteligente – transformação económica inovadora e inteligente (objetivo estratégico 1);
  • Uma Europa mais verde e hipocarbónica (objetivo estratégico 2);
  • Uma Europa mais conectada – mobilidade e conectividade das TIC a nível regional (objetivo estratégico 3);
  • Uma Europa mais social – aplicação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (objetivo estratégico 4);
  • Uma Europa mais próxima dos cidadãos – desenvolvimento sustentável e integrado das zonas urbanas, rurais e costeiras através de iniciativas locais (objetivo estratégico 5).

Cada região e Estado-membro tem de direcionar, pelo menos, 30 % da sua dotação do FEDER para o objetivo estratégico 2, ou seja, uma transição mais verde e hipocarbónica em prol de uma economia com emissões líquidas nulas de carbono e uma Europa resiliente. Além disso, com base na sua prosperidade, cada região e Estado-Membro tem de concentrar as despesas no objetivo estratégico 1, ou seja, numa Europa mais competitiva e mais inteligente.

Durante o período de programação de 2021-2027, a UE atribuiu mais de 392 mil milhões de EUR à política de coesão. Cerca de 226 mil milhões de euros foram afetados ao FEDER. Este montante incluía 9 mil milhões de euros para a cooperação territorial europeia e 1,9 mil milhões de euros de dotações especiais para as regiões ultraperiféricas e escassamente povoadas.

As regiões menos desenvolvidas beneficiarão de taxas de cofinanciamento de até 85 % do custo dos projetos. As taxas de cofinanciamento para as regiões em transição e as regiões mais desenvolvidas poderão ir até 60 % e 50 %, respetivamente.

Saiba mais aqui.