Tornar a rede elétrica nacional mais sustentável
Estudante do Técnico vence prémio com modelo que otimiza balanços energéticos nacionais.
7 de abril, 2025

Crédito da Foto IST
O trabalho desenvolvido por Diogo Lourinha Vilela na tese de Mestrado em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico (IST), foi distinguido com o 1.º prémio no First Open Data Academy Challenge.
O estudo dedicou-se à otimização da rede elétrica nacional e à transição para um sistema energético mais eficiente e sustentável.
«A dissertação [de mestrado] tinha como objetivo otimizar a rede elétrica nacional e contribuir para um sistema energético mais eficiente e sustentável», explica o estudante, citado em comunicado no site do IST.
«Para isso, desenvolvi um modelo económico-energético que calcula os balanços energéticos locais, cruzando dados de produção e consumo ao longo do país. Dessa forma, conseguimos identificar os locais ideais para a instalação de novas unidades de consumo, como fábricas, maximizando a eficiência do sistema», acrescenta.
A competição, promovida pela E-REDES, desafiou os participantes a explorar e analisar conjuntos de dados abertos, aplicando metodologias avançadas de ciência de dados e inteligência artificial para melhorar o funcionamento da rede elétrica.