Foram criadas quase 15 mil empresas no primeiro trimestre

Construção está no 5º ano consecutivo a crescer.

8 de abril, 2025
Foram criadas quase 15 mil empresas no primeiro trimestre
Crédito da Foto Freepik
No primeiro trimestre de 2025 foram criadas 14 909 empresas em Portugal, o que corresponde a uma descida de 1,9% (-287 constituições) face ao trimestre homólogo. Os dados são da Informa D&B.
A descida foi transversal à maioria dos setores de atividade, embora com um peso muito significativo dos Transportes (-25%; -346 constituições), nomeadamente das ‘atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’ (-46%; -490 constituições).

Entre os setores com crescimento, a Construção é o que mostra maior consistência, aumentando o número de novas empresas há vários anos consecutivos.

A criação de empresas na Agricultura e outros recursos naturais está a crescer desde o início deste ano e tem, no 1º trimestre, o aumento percentual mais expressivo entre todos os setores. Entre os setores a crescer neste indicador estão também as Atividades imobiliárias (+23%; +322 constituições), bem como as Indústrias (+8,5%; +49 constituições).

Do ponto de vista geográfico, a quebra na constituição de empresas está bastante concentrada na Grande Lisboa (-4,9%; -212 constituições), em especial nos setores dos Transportes e das Tecnologias da informação e comunicação.