Em 2025, 11,5% das empresas utilizam tecnologias de Inteligência Artificial, um aumento de 2,9 p.p. face a 2024. Entre estas empresas, a aplicação mais comum é a análise de linguagem escrita, utilizada por 59,4%, seguindo-se a geração de imagens, vídeos, som/áudio (50,9%) e a geração de linguagem escrita, falada ou de códigos de programação (45,6%).
Quanto às áreas de aplicação destas tecnologias, destacam-se a organização de processos administrativos do negócio ou de gestão da empresa (40,8%) e o marketing ou vendas (36,9%). A adoção de IA reflete uma tendência crescente de digitalização, acompanhada por outros indicadores relevantes:
- 98,8% das empresas e 51,1% das pessoas ao serviço têm acesso à Internet para fins profissionais (+0,8 p.p. e +0,6 p.p. face a 2024, respetivamente);
- 62,9% das empresas têm website próprio ou do grupo económico a que pertencem (+0,5 p.p. face a 2024) e 63,8% das empresas utilizam meios digitais de comunicação (+2,7 p.p. face a 2023);
- 53,7% das empresas utilizam software empresarial (+1,1 p.p. face a 2023);
- 45,0% das empresas executam análise de dados (+6,4 p.p. face a 2023);
- 38,7% das empresas compram serviços de computação em nuvem (+1,2 p.p. face a 2023);
- 30,5% das empresas utilizam sistemas ou soluções TIC para fins ambientais, e 11,9% monitorizam e quantificam o seu impacto.
Em 2024, as vendas através de comércio eletrónico representaram 20,6% do total do volume de negócios das empresas (+1,1 p.p. face a 2023), atingindo cerca de 83,9 mil milhões de euros (+9,8% face ao ano anterior). No mesmo ano, 16,9% das empresas efetuaram vendas web, enquanto 7,4% realizaram vendas por meio de intercâmbio eletrónico de dados (EDI).