Programa E-Lar: candidaturas à segunda fase começam a 11 de dezembro

As candidaturas à segunda fase do programa E-Lar começam a 11 de dezembro

3 de dezembro, 2025
Programa E-Lar: candidaturas à segunda fase começam a 11 de dezembro
Crédito da Foto: Fundo Ambiental
A informação foi confirmada pelo Ministério do Ambiente e Energia. Estão reservados quase 61 milhões de euros para esta segunda fase do programa.
Recorde-se que o Governo pediu a Bruxelas um reforço do programa E-Lar de 50 milhões de euros, visto que a dotação inicial foi gasta em poucos dias.

A 6 de outubro o Executivo anunciou que o E-Lar, para substituir equipamentos a gás por elétricos nas habitações, teve cerca de 40 mil candidaturas em seis dias, estando «esgotada a dotação prevista» de 30 milhões de euros.

O E-Lar destina-se a melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar famílias na compra de equipamentos eficientes e na eletrificação de consumos de energia. Os objetivos específicos incluem:
  • Reforçar o combate à pobreza energética e promover o conforto térmico das habitações.
  • Promover a eficiência energética ao incentivar a substituição de equipamentos antigos por equipamentos novos de menor consumo.
  • Acelerar a eletrificação de consumos energéticos e a descarbonização ao apoiar a substituição de equipamentos que consomem gás (fogões, fornos e esquentadores) por equipamentos elétricos (placas, fogões ou termoacumuladores).
  • Contribuir para a recolha e reciclagem dos equipamentos antigos, reforçando o desempenho neste fluxo específico de resíduos numa lógica de economia circular.