Dia da AICCOPN: Associação Nacional e Única
AICCOPN assinalou a renovação da sua identidade institucional e o reforço da sua missão
14 de janeiro, 2026

Crédito das Fotos: AICCOPN e AIPOR
A AICCOPN - Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas Nacional assinalou a 13 de janeiro, na sua sede no Porto, o Dia da AICCOPN, uma data que marca a renovação da sua identidade institucional e o reforço da sua missão como Associação Única e Nacional, representativa do Setor da Construção e do Imobiliário em Portugal.
A cerimónia comemorativa contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, e do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte. O evento foi marcado pela inauguração de uma placa comemorativa que simboliza esta nova etapa da Associação que representa mais de 6 mil empresas em todo o território nacional.
O Presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos, sublinhou que esta renovação é uma «declaração estratégica». A designação de «Associação Única e Nacional» reflete o compromisso da AICCOPN em agregar o setor de forma integrada e transversal.
«Esta é uma nova etapa. Não é um ponto de chegada, mas um ponto de partida para uma fase mais exigente e ambiciosa», afirmou Manuel Reis Campos, destacando o papel da Construção como motor de crescimento económico e pilar essencial da coesão social e territorial.
«Estaremos à altura porque assumimos o compromisso de liderar o futuro da construção em Portugal com visão estratégica, diálogo institucional responsável e capacidade de antecipação. A AICCOPN quer ser - e será - um parceiro ativo do Estado, das autarquias, das instituições europeias e da sociedade civil. Um parceiro exigente, mas construtivo, que entende que não há desenvolvimento económico sem construção, nem coesão social sem território», disse o Presidente da AICCOPN.
Ao assinalar esta nova etapa, a AICCOPN reafirma uma visão estratégica clara e reitera a necessidade de um diálogo institucional construtivo para fazer face aos desafios do presente, construindo no futuro, um país mais desenvolvido, sustentável e competitivo.