Potencial fotovoltaico nas autoestradas em estudo

Estudo avalia vários fatores

15 de janeiro, 2026
Potencial fotovoltaico nas autoestradas em estudo
Crédito da Foto: Pixabay
O Observatório da Energia da ADENE divulgou, em dezembro, o estudo ‘Avaliação do potencial e viabilidade técnico-económica da instalação de sistemas fotovoltaicos nas autoestradas portuguesas’ desenvolvido em parceria com o Instituto Superior Técnico.
Este estudo avalia o potencial solar fotovoltaico das autoestradas em espaços como nós de acesso, áreas de serviço, pórticos de portagens, barreiras acústicas, taludes de escavação e taludes de aterro.

Ao analisar quase 77% da rede de autoestradas nacionais, numa área total de 583 km2, estima-se um potencial de instalação total de 13,7 GW, para o qual é necessário um elevado investimento na rede elétrica. Considerando apenas as localizações com postos de transformação a menos de 500 metros e com potência de injeção disponível, o potencial é de 1,3 GW (6% da potência fotovoltaica total prevista no Plano Nacional Energia e Clima 2030).

Estas potências permitiriam produzir, respetivamente, 17,9 TWh e 1,7 TWh anualmente. Para referência, o consumo de eletricidade em Portugal em 2024 foi de 51,4 TWh.

O estudo destaca os nós de acesso e áreas de serviço como localizações prioritárias, onde a instalação fotovoltaica poderia integrar-se com postos de carregamento elétrico, potenciando a rentabilidade.

A instalação de sistemas fotovoltaicos em autoestradas pode contribuir para as metas de produção de energia renovável, evitando ainda a ocupação de solos que possam ter outros usos, e impactes ambientais associados.

Consulte o estudo aqui