Gigafábrica IA em Sines: candidatura portuguesa reforçada
Aumenta a probabilidade de Portugal ganhar o concurso europeu
20 de janeiro, 2026

Crédito da Foto: Pixabay
O presidente do Banco de Fomento disse, na semana passada, que será reforçada a candidatura portuguesa à gigafábrica de Inteligência Artificial (IA) em Sines, incluindo no investimento previsto, considerando que aumentará as probabilidades de vencer o concurso promovido pela Comissão Europeia.
Num almoço-debate com gestores organizado pela consultora Ernest & Young, em Lisboa, Gonçalo Regalado disse que nas próximas semanas será anunciado um reforço da candidatura portuguesa à gigafábrica e que isso «dará mais probabilidade a Portugal de conseguir atrair uma das gigafábricas de IA promovidas pela Comissão europeia».
À margem do evento, em resposta à Lusa, Regalado explicou que no ano passado foi apresentada a Bruxelas a manifestação de interesse do consórcio de Portugal e este ano, em fevereiro, abre o período das candidaturas formais. Será essa candidatura que trará um reforço da proposta, desde logo aumentando o investimento previsto além dos 4.000 milhões de euros iniciais.
Portugal é um dos 76 projetos (de 20 países) que apresentaram manifestações de interesse às cinco gigafábricas de IA que a Comissão Europeia vai promover na Europa.