Portugal reforça relações empresariais com a Arábia Saudita
15 empresários sauditas visitam Portugal entre 19 e 25 de janeiro
20 de janeiro, 2026

Crédito da Foto: Pixabay
O Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal, liderado por Alwalid Albaltan, traz a Lisboa e Porto uma comitiva de empresários e decisores públicos para reforçar o investimento e cooperação económica. Mota Engil, Grupo Castro e Tecnimede são algumas das empresas que vão reunir com esta delegação saudita.
Objetivo: consolidar as relações económicas e fomentar a cooperação.
A agenda inclui ainda reuniões com entidades governamentais, entre as quais o Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim. Estão previstos encontros com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).
A iniciativa conta também com reuniões institucionais com os presidentes dos municípios de Lisboa, Cascais, Oeiras, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.
«Pretende-se dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido desde a criação do Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal, em 2024, com o intuito de identificar oportunidades concretas de investimento, promover parcerias estratégicas e reforçar a presença de empresas portuguesas no mercado saudita em áreas-chave como a saúde, inteligência artificial, cibersegurança e energia», refere o presidente do Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal, Alwalid Albatan, citado em comunicado.
Esta é a terceira visita de uma delegação saudita a Portugal. O Conselho Empresarial Arábia Saudita-Portugal refere que, como resultado destas iniciativas, várias empresas já estão a desenvolver projetos naquele país. Ao mesmo tempo, decorrem mais de 50 encontros bilaterais de empresas portuguesas interessadas em investir neste país do Médio Oriente.