O projeto EARASHI - Embodied AI/Robotics Applications for a Safe, Human-oriented Industry conta com 12 parceiros e é cofinanciado ao abrigo do HORIZON EUROPE, o programa de investigação e inovação da União Europeia.
Em Portugal conta com o INEGI como parceiro, numa iniciativa que vai levar tecnologias 4.0 à indústria, num esforço por melhorar a saúde e segurança no trabalho e evitar acidentes com equipamentos de fabrico.
O consórcio vai lançar um projeto piloto com 10 empresas, que terão acesso a tecnologias de ponta, e apoio e mentoria para suportar a integração de sistemas e potenciar a aceitação dos futuros utilizadores.
As candidaturas estão abertas até 15 de maio de 2023,
no website do projeto.
Robótica, automação, e inteligência artificial são algumas das tecnologias que vão ajudar os trabalhadores, no seu dia-a-dia, a operar com mais segurança, bem-estar e maior produtividade. "Estas tecnologias podem tornar os equipamentos produtivos mais seguros e fáceis de operar, e até automatizar por completo tarefas repetitivas ou perigosas”, explica Sílvia Esteves, responsável pelo projeto no INEGI.
De igual forma, o consórcio quer potenciar uma maior aceitação de sistemas colaborativos humano-computador em ambientes produtivos, pelo que vai criar estratégias para combater a sobrecarga cognitiva e a fadiga digital.
De acordo com
dados da Eurostat, em 2020, registaram-se 3355 acidentes mortais e 2,7 milhões de acidentes que resultaram em ferimentos graves e ligeiros.
O setor industrial é o 2º setor com mais ocorrências, e Portugal está em 6ª posição entre os países com mais acidentes.