Manuseamento de Gases Fluorados: AIPOR já conta com mais de 2000 técnicos certificados

Certificação de pessoas tem como objetivo reconhecer as suas competências

16 de março, 2023
Manuseamento de Gases Fluorados: AIPOR já conta com mais de 2000 técnicos certificados
A Associação dos Instaladores de Portugal (AIPOR) ultrapassou a marca dos 2000 técnicos certificados - Manuseamento de Gases Fluorados com Efeito de Estufa.
O OCP – Organismo de Certificação de Pessoas é uma valência da AIPOR, que tem em vista a certificação de técnicos em manuseamento de gases fluorados com efeito de estufa, de acordo com o Decreto-Lei n.º 145/2017 de 30 de novembro. Este DL assegura a execução, na ordem jurídica nacional do Regulamento (UE) nº 517/2014 (relativo aos gases fluorados com efeito de estufa – Artigo 9º).

A certificação de pessoas por uma entidade externa e acreditada para o efeito tem como objetivo reconhecer as competências que essa pessoa possui.

A AIPOR, reconhecendo a importância da certificação de técnicos no subsetor das instalações técnicas especiais, criou o seu organismo de certificação de pessoas denominado por ‘OCP da AIPOR’.

O OCP da AIPOR encontra-se acreditado pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC), segundo o referencial ISO/IEC 17024, desde dezembro de 2014, para o âmbito de certificação de técnicos de manuseamento de gases fluorados com efeito de estufa – categorias I a IV.

Para conhecer todas as condições de manutenção da certificação, deve consultar o Regulamento Específico - Esquema de Certificação de Pessoas Manuseamento de Gases Fluorados (S.GF.01 (DDE)).

Conheça a listagem de técnicos certificados em manuseamento de gases fluorados com efeito de estufa da AIPOR.
AIPOR