Sessão sobre a plataforma XMLSCE e ferramenta de cálculo dinâmico simplificado monozona

Sessão decorre online a 24 de março e é centrada na área de comércio e serviços.

21 de março, 2023
Sessão sobre a plataforma XMLSCE e ferramenta de cálculo dinâmico simplificado monozona
A emissão de um Certificado Energético (CE) de Edifícios implica, após efetuada toda a caracterização e cálculos necessários à determinação da classe de desempenho energético, o preenchimento de um vasto conjunto de elementos adicionais, e transcrição de dados da ferramenta de cálculo utilizada, no portal da ADENE.
O Itecons pretende nesta sessão apresentar a Ferramenta de Aplicação do Decreto-Lei n.º 101-D/2020 de 7 de dezembro, que possibilitará a realização de cálculo dinâmico simplificado (simulação dinâmica monozona), aplicável a todos os edifícios de comércio e serviços que reúnam as condições necessárias para que se possa considerar que têm apenas uma zona térmica.

Nesta ferramenta poderá, ainda, ser preenchida toda a informação necessária à emissão do Certificado Energético, com a qual poderá ser gerado um ficheiro XML, através da Plataforma de Criação e Gestão de XML, desenvolvida pela Flor-de-Utopia, passível de ser importado no portal da ADENE (na área de acesso reservado a Peritos Qualificados do SCE), fazendo o preenchimento automático da quase totalidade dos campos necessários à emissão do CE. A Ferramenta de Cálculo Dinâmico Simplificado Monozona - Comércio e Serviços está disponível para download a partir da plataforma P3E (www.itecons.uc.pt/p3e). A criação do xml só será possível através da Plataforma de Criação e Gestão de XML, disponível aqui.


Objetivos

O preenchimento manual do vasto conjunto de dados necessários introduzir no Portal da ADENE com vista à emissão de um Certificado Energético (CE), ao implicar uma duplicação de trabalho, uma vez que parte dos dados terão sido já previamente inseridos numa ferramenta de cálculo, induz a uma forte probabilidade de erro na cópia desses mesmos dados.

Para além disso, a verificação manual de requisitos, no caso dos edifícios novos, obriga à realização de um vasto conjunto de cálculos adicionais. Pretende-se assim nesta sessão apresentar a Ferramenta de Cálculo Dinâmico Simplificado Monozona para edifícios do tipo Comércio e Serviços, aplicável tanto a edifícios novos como existentes (responsabilidade técnica do Itecons), a qual está preparada para fazer, de forma automática, e sempre que aplicável, a verificação de requisitos mínimos e energéticos. Permite ainda, à semelhança das versões anteriores, a análise técnico-económica de medidas de melhoria. A folha encontra-se estruturada para permitir gerar, para além do XML, o Relatório de Peritagem necessário à emissão do CE.

Pretende-se também apresentar a Plataforma de Criação e Gestão de XML (desenvolvida pela Flor-de-Utopia), que possibilitará, para além da criação dos ficheiros XML, a gestão dos mesmos, permitindo ao utilizador, em qualquer altura, pesquisar processos efetuados anteriormente, entre outras funcionalidades. Para além da apresentação destas ferramentas, pretende-se passar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos (ao nível do funcionamento e manuseamento das ferramentas), que lhes possibilitem tirar o máximo proveito das mesmas.


Destinatários: Peritos Qualificados do SCE, de Categoria I e II, candidatos a Peritos Qualificados do SCE, Categorias I e II e todos os técnicos que pretendam aplicar o Decreto-Lei n.º 101-D/2020 com recurso ao cálculo dinâmico simplificado utilizando as Folhas de Cálculo do Itecons.

Horário: 24 de março de 2023, das 14h30m às 19h30m.

A inscrição deve ser feita através do e-mail eventos@itecons.uc.pt


PROGRAMA

14:30 - A Ferramenta de Cálculo Dinâmico Simplificado Monozona - Comércio e Serviços
16:15 - A Plataforma de Criação e Gestão de XML
16:45 - Da importação de XML no portal da ADENE à emissão do CE
17:00 - Apresentação de caso prático
19:30 - Encerramento da sessão

Oradores: Nilton Oliveira e Vitor Gil